Somos Posto Autorizado Premium VDO

Somos PAC - Posto Autorizado Cronotacógrafo Inmetro

Obrigatoriedade pelo Código Nacional
de Trânsito

Os veículos de carga com peso bruto acima de 4.536 quilogramas e os veículos de passageiros com mais de 10 lugares são obrigados pelo Código de Trânsito Brasileiro a possuir cronotacógrafo. Através dele, é possível monitorar o deslocamento do veículo.

O Cronotacógrafo registra em fita diagrama ou disco diagrama, dados importantes, como as velocidades desenvolvidas pelo veículo, intervalos de tempo parado e em deslocamento e distâncias percorridas. São informações aceitas legalmente como prova em caso de acidentes ou denúncias de má condução do veículo.

Funcionamento do cronotacógrafo

O disco diagrama deve ser trocado a cada 24 horas ou sete dias, de acordo com os modelos aprovados e descritos na portaria Inmetro/Dimel. O disco diário é único, enquanto o semanal é composto por 7 discos interligados.

Os discos contém áreas específicas para registro de velocidade, distância percorrida e tempo. Em sua parte central, há espaço apropriado para o nome do condutor, local, data de início e fim do percurso, identificação do veículo, início e fim da indicação do hodômetro e número da portaria de aprovação de modelo do disco ou fita diagrama. Devem constar ainda outros dados, como marca ou nome do fabricante, velocidade máxima de registro, código de aprovação de modelo e números das portarias de cronotacógrafos.

Por que a verificação do cronotacógrafo é obrigatória?

A obrigatoriedade da verificação metrológica do instrumento cronotacógrafo está prevista na Resolução Contran nº 92, de 4 de maio de 1999.
A verificação dos cronotacógrafos tem como principal objetivo assegurar que as medições realizadas por esses instrumentos sejam confiáveis, de acordo com os requisitos estabelecidos pelo Inmetro, servindo como importante ferramenta em prol da sociedade.

Onde realizar os ensaios metrológicos nos cronotacógrafos?

Os Posto de Selagem são cadastrados pelo Inmetro para executar o serviço de selagem no cronotacógrafo e emitir a declaração de selagem com validade de 7 dias. Os Postos Autorizados de Cronotacógrafos são autorizados pelo Inmetro para executar o serviço de selagem, os ensaios com o método padrão ou de pista reduzida e emitir o certificado preliminar com validade de 30 dias. Aqui na Vanguard deixamos todo o processo mais fácil pra eliminar preocupações e aumentar a tranquiliade na estrada.
Ensaio e selagens de tacógrafos

O primeiro passo é efetuar o pagamento da  Guia de Recolhimento da União (GRU) que pode ser emitida através do site www.inmetro.rs.gov.br/cronotacografo. Após o pagamento dessa taxa que tem o valor de R$ 149,00, o veículo deverá ir até um posto de selagem  autorizado para efetuar a aferição e selagem do tacógrafo.

No ato da selagem, é emitido um certificado provisório válido por 90 dias. Dentro desse prazo, o veículo deverá passar por um posto de Ensaio autorizado onde o tacógrafo será avaliado e em poucos dias o certificado definitivo já estará disponível no iste www.inmetro.rs.gov.br/cronotacografo.

emitir gru

VDO On Board

O VDO On Board é um sistema totalmente na web que pode ser acessado de qualquer local com internet e não requer nenhuma infraestrutura própria de TI. Todos os dados, backups e atualizações de software são gerenciadas pela VDO.

Disco diagrama

Com o disco diagrama para tacógrafo, falsificações e alterações indevidas nos dados ficaram cada vez mais difíceis, garantindo assim a confiabilidade do funcionamento do produto e a veracidade dos dados coletados.

fita diagrama

Feita para ser utilizada exclusivamente no tacógrafo digital BVDR, a Fita Diagrama da VDOé aprovada pelos órgãos metrológico e de trânsito e permite impressão do relatório de dados das últimas 24 horas de operação do veículo.

gestão de frotas

Uma boa gestão de frotas resulta em mais eficiência. Afinal, gerir uma frota é planejar e controlar processos com base em informações precisas. Com a Vanguard você conta com a gestão completa para pequenas e grandes empresas.

Legislação, normas e portarias

A validade do certificado de verificação é de 2 anos, a partir da data de emissão do primeiro certificado correspondente a selagem.
Confira as normas e regulações no site do Inmetro
          SAIBA MAIS